segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?


Terapia Cognitivo-Comportamental, ou TCC, é uma forma de psicoterapia que nos ajuda a entender como nossos pensamentos e interpretações do mundo influenciam nossos comportamentos e emoções. É uma forma de terapia breve que foca em problemas atuais do paciente, ajudando a mudar pensamentos disfuncionais, mudar comportamentos, aprender novas formas para lidar com problemas, aprender habilidades sociais, entre outras coisas. A TCC segue uma estrutura bem definida e o paciente é bastante participativo, inclusive fazendo “tarefas de casa”, para colocar em prática as técnicas aprendidas durante a consulta. A TCC é uma das formas de psicoterapia mais pesquisadas no mundo e sua eficácia tem sido comprovada para uma variedade de transtornos psicológicos, desde ansiedade e depressão, até transtornos de personalidade e esquizofrenia.
Mas, como nossos pensamentos nos influenciam? O que você sente em uma situação depende da forma como você interpreta aquela situação, e não
da situação em si. Vou dar um exemplo:
Situação: Você está andando na rua, vê uma nova amiga ao longe e acena para ela. Sua amiga não acena de volta. Você, baseada nas suas experiências de vida, sua autoestima, etc., pode interpretar a situação de formas diferentes.
Uma interpretação pode ser: “Acho que minha amiga não me viu. Tudo bem, depois eu ligo pra ela para podermos conversar e colocar as novidades em dia”. Você sai dessa interação sentindo-se otimista e feliz de pensar que vai conversar com sua amiga depois.
Outra interpretação pode ser: “Nossa, ela me ignorou; acho que ela está brava comigo. Que será que eu fiz? É sempre assim, eu nunca consigo fazer amizades, ninguém gosta de mim. Eu vou ficar em casa e dormir, não tenho vontade de ver ninguém”. Você sai dessa interação sentindo-se triste, deprimida e solitária.
Outra interpretação pode ser: “Nossa, ela nem me cumprimentou; será que ela não me reconheceu? Só pode ser isso, eu estou horrível, ela nem quer ter amizade com uma pessoa feia como eu. Nunca mais vou tentar fazer amizade com as pessoas”. Você sai dessa interação sentindo-se triste, magoada, inferiorizada.
A situação é a mesma, mas cada interpretação- os pensamentos- influencia os sentimentos, comportamentos e respostas fisiológicas. Isso acontece o tempo todo e com todos nós. E pode ser a causa de muito sofrimento emocional e doenças mentais, como depressão, ansiedade, fobia social, transtorno de pânico, etc.
A nossa percepção dos fatos é influenciada por pensamentos automáticos que temos. Esses pensamentos passam quase despercebidos por nós, de tão acostumados que estamos com eles. Esses pensamentos automáticos são influenciados por crenças que temos sobre nós, os outros e sobre o mundo, e essas crenças são formadas desde a nossa infância e influenciadas pelas nossas experiências de vida desde então.

Na TCC, o paciente aprende a atuar sobre seus pensamentos e comportamentos através de técnicas ensinadas pelo psicólogo, o que melhora suas emoções, alivia sintomas e sofrimento e prepara o paciente para enfrentar problemas futuros, evitando recaídas.  

Nenhum comentário: